Análise Heurística
de Acessibilidade
Uma ferramenta complexa para analisar de forma simples a aplicação adequada de acessibilidade em interfaces digitais. Desenvolvida, aprimorada e utilizada na avaliação de clientes da Tudo é Acessibilidade e disponibilizada para qualquer pessoa ou empresa utilizar.

O que você vai encontrar neste site?
O que é uma
análise heurística?
A definição técnica de heurística é um procedimento simples que ajuda a encontrar respostas adequadas, ainda que geralmente imperfeitas, para perguntas difíceis.
Daniel Kahneman, psicólogo especializado em economia comportamental, em seu livro “Rápido e Devagar”.
Historicamente, heurísticas open_in_new link externo - abre em uma nova janela são utilizadas há muito tempo em diferentes campos de atuação. No design de interfaces, elas se tornaram populares a partir do trabalho apresentado por Jakob Nielsen e Rolf Molich nos anos 90 com o desenvolvimento das 10 heurísticas de usabilidade open_in_new link externo - abre em uma nova janela.
Uma análise heurística nada mais é do que um método de avaliação e levantamento de problemas que nos ajudam a tomar decisões.
Importante: As decisões tomadas a partir dos resultados de uma avaliação nem sempre serão as melhores. Isso vai depender do nível de proficiência técnica da equipe envolvida na avaliação.
Quais os benefícios
ao se utilizar uma
análise heurística?
Em um primeiro momento pode parecer complicado "perder tempo" para se preencher uma nova planilha para seu projeto, mas os resultados de médio e longo prazo justificam qualquer investimento de tempo.
Os principais benefícios são:
- Identificação consistente de problemas de acessibilidade em uma interface;
- Método simples de se avaliar (e metrificar) o nível da aplicação de acessibilidade nos projetos;
- Menor número de refatorações baseadas em problemas comuns;
- Ampliação no nível de conhecimento de acessibilidade entre pessoas envolvidas no projeto;
- Fonte de referência para projetos futuros;
- Fonte de comparação de resultados entre projetos próprios e da concorrência;
- Maior segurança nas decisões de negócios.
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Métodos de Interação
mouseÉ possível interagir com o sistema usando qualquer tipo de método de entrada, principalmente mouse, teclado, toque ou voz.
Descrição e Perguntas sobre Métodos de Interação - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Métodos de interação
É possível interagir com o sistema usando qualquer tipo de método de entrada, principalmente mouse, teclado, toque ou voz.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- É possível navegar pelos componentes interativos da interface utilizando apenas teclado?
- Não há nenhum tipo de bloqueio de navegação enquanto se usa um teclado para interagir?
- Caso seja utilizada uma tela que possibilite toque (touch screen), todas as interações ocorrem de forma adequada com toque?
- Em interfaces de toque, caso haja funcionalidades que dependam de gestos complexos (swipe ou pinça, por exemplo) uma alternativa simplificada também está disponível para interagir?
- Caso exista funcionalidade que dependa de movimento de arrastar (drag'n'drop), uma alternativa simplificada também está disponível para interagir?
- Nenhuma funcionalidade existente exige uma movimentação específica do aparelho (exemplo: "agitar para desfazer")?
- Os alvos de toque nos elementos interativos foram projetados para que tenham um tamanho mínimo adequado (de acordo com aparelhos para o qual estão sendo projetados)?
- Nenhum tipo de conteúdo oculto (exemplo: submenu ou tooltip) é exibido apenas com o passar do mouse (mouse over) ou apenas com o foco do teclado?
- Caso haja funcionalidades específicas para comandos de voz, elas funcionam adequadamente?
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Formas de navegação
alt_routeÉ possível se localizar facilmente em qualquer conteúdo e encontrar qualquer tipo de informação a partir de diferentes métodos de navegação.
Descrição e Perguntas sobre Formas de navegação - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Formas de navegação
É possível se localizar facilmente em qualquer conteúdo e encontrar qualquer tipo de informação a partir de diferentes métodos de navegação.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Elementos interativos (botões, links, menus, etc.) devem ter um foco visível claramente definido quando se faz uso de teclado para navegar. Isso foi projetado?
- O título da página pode ser claramente identificado na aba do navegador?
- Há um título principal (nível 1) visível na tela?
- Há títulos claros e compreensíveis (níveis diversos) para cada seção do conteúdo na tela?
- A finalidade de cada link pode ser definida através do próprio link (ou há algum conteúdo no entorno do link que contextualiza o entendimento do mesmo)?
- Há a definição de atalhos para se pular diretamente para algum conteúdo quando se navega por teclado?
- Caso haja atalhos de acionamento por teclado, estes não ocorrem apenas com o uso de um único caractere?
- Quando a navegação ocorre em conteúdos profundos a interface exibe um elemento do tipo "breadcrumb" corretamente construído? (visando melhor orientação)
- Há diferentes formas de localizar um mesmo conteúdo (exemplo: menu e/ou campo de busca)?
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Estrutura semântica
webÉ possível identificar facilmente a organização estrutural e os tipos de componentes existentes em uma interface.
Descrição e Perguntas sobre Estrutura semântica - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Estrutura semântica
É possível identificar facilmente a organização estrutural e os tipos de componentes existentes em uma interface.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Os títulos e subtítulos existentes possuem uma hierarquia sequencial, sem pular nenhum nível?
- Não há nenhum tipo de conteúdo que dependa de uma orientação espacial ou localização específica na interface (exemplo: "clique no botão abaixo")?
- Os componentes na tela são corretamente identificados conforme suas funções? (exemplo: botões possuem funções de botões e não de links; campos obrigatórios em formulários são devidamente identificados; etc.)
- Rótulos (labels) estão associados aos seus respectivos campos em formulários e há instruções claras e sem ambiguidades para seu correto preenchimento?
- Informações do tipo "placeholder" estão sendo utilizadas em campos de formulários apenas como complementos da informação e não como substitutos de rótulos (labels)?
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Prevenção de Erros
errorSão fornecidas instruções claras que orientam ações preventivas e corretivas de problemas.
Descrição e Perguntas sobre Prevenção de Erros - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Prevenção de Erros
São fornecidas instruções claras que orientam ações preventivas e corretivas de problemas.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Todos os campos de formulários possuem um rótulo (label) claramente definido? (independentemente de existir rótulos visíveis ou não, eles precisam estar associados aos respectivos campos via código)
- Quando visíveis, todos os rótulos (labels) são exibidos próximos o suficiente de seus respectivos campos para que sejam relacionados aos mesmos?
- Todos os rótulos (labels) em formulários possuem consistência visual dentro de um mesmo fluxo?
- As indicações de erros em formulários são claras o suficiente para permitir a correção dos respectivos campos e não dependem de orientação espacial (do tipo: corrija o campo acima)?
- As mensagens de erro são específicas para cada campo e são fornecidas sugestões de como corrigí-los?
- Os campos obrigatórios são identificados adequadamente em seus respectivos rótulos (labels)?
- Ao enviar dados em um formulário, é fornecida uma forma de validar ou cancelar o envio desses dados?
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Contraste e Legibilidade
visibilityTextos e elementos significativos na interface podem ser facilmente distinguidos, lidos e compreendidos.
Descrição e Perguntas sobre Contraste e Legibilidade - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Contraste e Legibilidade
Textos e elementos significativos na interface podem ser facilmente distinguidos, lidos e compreendidos.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Todos os componentes interativos e/ou relevantes para a compreensão da informação, possuem elementos visuais que os diferenciam dos demais, além de apenas uma mudança de cor?
- Todos os textos possuem um nível de contraste de no mínimo 4.5:1 (ou 3:1 em textos ampliados) com relação ao seu "background"?
- Todos os links possuem um nível de contraste de no mínimo 3:1 com relação aos seus conteúdos adjacentes?
- Todos os elemento gráficos e não-textuais possuem um nível de contraste de no mínimo 3:1 com relação ao seu "background" ou elementos adjacentes?
- Nenhum tipo de conteúdo apresentado apenas com texto (exemplo: título de seção) foi criado em formato de imagem? (exceção para banners e campanhas de mídia)
- O espaçamento entre linhas e parágrafos está adequado e possibilita a leitura sem quebras, mesmo quando se aplica zoom na interface?
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Idioma e Compreensão
translateO conteúdo apresentado na interface pode ser facilmente compreendido e ter sua pronúncia adaptada a diferentes contextos.
Descrição e Perguntas sobre Idioma e Compreensão - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Idioma e Compreensão
O conteúdo apresentado na interface pode ser facilmente compreendido e ter sua pronúncia adaptada a diferentes contextos.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- O idioma da interface ou de trechos específicos na interface foi corretamente definido? (permitindo assim que tecnologias assistivas se adaptem ao seu correto padrão de leitura)
- Há o correto agrupamento de informações em pequenos blocos de informação, facilitando assim a sua compreensão por quem usa leitores de tela?
- Caso haja a utilização de termos técnicos, jargões ou gírias regionais, existe também uma forma de compreender os seus respectivos significados? (exemplo: glossário)
- Caso haja campos de formulários, é possível saber corretamente o que preencher em cada campo?
- São fornecidas ajudas contextuais facilitando a compreensão do entendimento da interface ou do preenchimento de formulários?
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Previsibilidade e Clareza
devicesA função de cada elemento em tela é previsível. A forma como cada componente se relaciona com o sistema é clara, evitando ambiguidades.
Descrição e Perguntas sobre Previsibilidade e Clareza - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Previsibilidade e Clareza
A função de cada elemento em tela é previsível. A forma como cada componente se relaciona com o sistema é clara, evitando ambiguidades.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- As pessoas são informadas de alguma forma que conteúdos adicionais irão aparecer na tela automaticamente após ocorrer a seleção por mouse ou foco por teclado em algum componente na interface?
- Após uma mudança de contexto (ou informação adicional na tela) mediante uma interação em algum componente da interface, há feedbacks visuais e/ou aurais (auditivos) explicando a mudança de contexto?
- Após a realização de uma ação na interface uma mensagem de status pode ser exibida, mas essa mensagem que surge na tela, não deve receber foco visível. Isso é verdadeiro? (a mudança de foco neste cenário causará desorientação)
- Todos os componentes possuem o mesmo padrão visual e aural, mantendo-se consistentes em um mesmo fluxo e também em diferentes telas?
- Quando se utiliza o teclado pra navegar, a ordem do foco segue uma orientação lógica respeitando o sentido de leitura do idioma? (exemplo: da esquerda para a direita, de cima para baixo)
- Não há funcionalidades que obriguem as pessoas a utilizarem uma determinada orientação de tela (retrato ou paisagem)?
- Componentes semelhantes (visual ou textual) que podem gerar ambiguidade, possuem complemento de informação (nome acessível) para identificar corretamente os seus objetivos e/ou funções?
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Tempo suficiente
timerHá tempo suficiente para a conclusão de tarefas e nenhuma informação é perdida caso não se possa concluí-las em um determinado período de tempo.
Descrição e Perguntas sobre Tempo suficiente - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Tempo suficiente
Há tempo suficiente para a conclusão de tarefas e nenhuma informação é perdida caso não se possa concluí-las em um determinado período de tempo.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Caso haja algum tipo de limite de tempo para executar uma determinada tarefa ou função, é possível que a pessoa saiba facilmente qual é esse tempo disponível?
- Caso haja algum tipo de limite de tempo para executar uma determinada tarefa ou função, é possível que a pessoa consiga ampliar este tempo de alguma forma?
- Enquanto a pessoa interage com o conteúdo, nenhuma atualização automática (refresh) acontece a ponto de desorientar a pessoa que está interagindo com o conteúdo?
- Supondo que a pessoa está preenchendo um determinado formulário em uma área autenticada (login), mas o tempo de autenticação é ultrapassado e a pessoa precisa efetuar uma nova autenticação (novo login). É possível continuar de onde a pessoa parou e os dados preenchidos anteriormente não precisam ser preenchidos novamente?
- Caso exista formulários para se preencher, é possível que os dados preenchidos sejam guardados (salvos) de alguma forma para que se possa continuar em algum momento futuro?
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Movimentos
wavesQualquer tipo de componente animado ou que possua algum tipo de movimentação automática ou interativa pode ser desativado de alguma forma.
Descrição e Perguntas sobre Movimentos - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Movimentos
Qualquer tipo de componente animado ou que possua algum tipo de movimentação automática ou interativa pode ser desativado de alguma forma.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Caso existam animações na interface é possível pausá-las ou ocultá-las a partir de algum tipo de controle?
- Qualquer tipo de animação na interface é exibida de forma estática por padrão, caso as "preferências de movimento reduzido" no sistema operacional estejam habilitadas?
- Qualquer tipo de conteúdo em áudio ou vídeo não se inicia de forma automática sem que a pessoa escolha iniciá-lo?
- Caso exista qualquer tipo de efeito ou animação na interface, ela não pisca mais do que 3x por segundo na tela?
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Alternativas visuais e auditivas
add_photo_alternateTodo conteúdo significativo visual ou auditivo possui algum método alternativo baseado em texto.
Descrição e Perguntas sobre Alternativas visuais e auditivas - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma páginaHeurística: Alternativas visuais e auditivas
Todo conteúdo significativo visual ou auditivo possui algum método alternativo baseado em texto.
As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:
- Qualquer imagem não decorativa e que seja relevante para a compreensão do conteúdo apresentado, possui texto alternativo ou nome acessível que descreva adequadamente seu conteúdo ou sua função?
- Qualquer tipo de gráfico possui algum tipo de visualização alternativa como suporte? (exemplo: tabela de dados ou descrições estendidas)
- Qualquer tipo de conteúdo em áudio ou vídeo possui um formato alternativo de exibição? (exemplo: audiodescrição ou transcrição textual)
- Qualquer tipo de conteúdo que contenha áudio possui tradução para língua de sinais?
- Caso haja qualquer conteúdo que possua áudio na interface, é possível que a pessoa controle o seu volume através de um controle variável?
- Qualquer tipo de conteúdo em vídeo possui legendas que podem ser habilitadas ou não? (closed caption - legendas ocultas)
- Caso existam legendas em vídeos, elas são do tipo "descritivas" (LSE - Legenda para Surdos e Ensurdecidos)?
Download da planilha
Arquivo em formato Microsoft Excel (.xlsx) com 231kb (o download é disponibilizado em uma pasta do Google Drive após o preenchimento de seu e-mail em um formulário do Google Forms).
Importante: O uso da planilha é gratuito, mas tem algumas regrinhas. Consulte a licença de uso da planilha.
versão atual da planilha: 13.1 (acessar registro de alterações)
Registro de alterações (changelog)
Datas e alterações efetuadas na planilha desde a sua distribuição:
13.1 - O que foi atualizado na versão 13.1?
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10/02/2025
- Informações relacionadas aos dados da pessoa avaliadora (incluído campo para nome da pessoa, browser utilizado e sua respectiva versão)
- Correções de concordância e erros de gramática em diferentes partes da planilha
13.0 - Versão distribuída publicamente.
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28/01/2025
- Distribuição pública da planilha. O histórico de versionamento antes dessa data está na seção "Como esse material foi desenvolvido e evoluído?" do site da planilha.
Como esse material foi desenvolvido e evoluído?
A planilha que está sendo disponibilizada neste site está na versão 13. A primeira versão "nasceu" em novembro de 2019. De lá pra cá, foram muitos ajustes, muitas turmas formadas, muitas aplicações práticas em diferentes clientes e excelentes resultados metrificáveis e valiosos para tomadas de decisões. A linha do tempo a seguir, demonstra um resumo deste percurso trilhado por Marcelo Sales:
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11/2019
Atividade interna (Itaú)Trabalhei no Itaú entre 2008 e 2021 e meus primeiros estudos relacionados a acessibilidade começaram em 2012. O foco exclusivamente no tema aconteceu apenas em 2018 e em novembro de 2019, Denis Boudreau e Caitlin Geier, da Deque, apresentaram um modelo com 10 heurísticas de acessibilidade (citado na seção "perguntas e respostas" atalho para essa mesma página deste site). A partir deste modelo iniciei o desenvolvimento da planilha para aplicação nos projetos internos do Itaú, o que acabou se tornando a versão 1.
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08/2020
MergoA Mergo é uma das principais (e mais tradicionais) instituições de design no Brasil e é conduzida pelo Edu Agni. Tive o privilégio de lecionar para 10 turmas nessa instituição, sendo as primeiras turmas em parceria com a Talita Pagani. A partir da turma 5, que aconteceu em agosto de 2020, comecei a aplicar a aula de Análise Heurística. Nessa época a planilha estava na versão 2 e assim foi se desenvolvendo até a turma 10 (minha última turma na Mergo que ocorreu em junho de 2021). Com a evolução e feedback de estudantes, a planilha chegou em sua versão 4.
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11/2020
FIAPApliquei aulas de acessibilidade para 6 turmas da FIAP entre novembro de 2020 e outubro de 2022 para o MBA "UX Design & Strategy". Durante este período foi possível evoluir a planilha de análise heurística para as versões 5 e 6.
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07/2021
PUC-RSComo professor convidado da pós-graduação da PUC-RS "User Experience Design and Beyond", efetuei a gravação de aulas com foco em acessibilidade em julho de 2021 ao lado do professor Stefan von der Heyde. Entre as atividades desenvolvidas, apresentei a planilha de análise heurística para as turmas. Neste momento, a planilha se manteve em sua versão 6.
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09/2021
Atividade interna (Raia Drogasil)Trabalhei como Especialista de Acessibilidade na Raia Drogasil (RD) entre fevereiro de 2021 e março de 2022. Neste período, fiz o mapeamento de problemas em diferentes produtos internos e a planilha foi utilizada pela primeira vez para análise de concorrência (um de seus benefícios), além de comparativo entre produtos internos. Durante esse período foi possível evoluir a planilha para as versões 7, 8 e 9.
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03/2022
Tudo é AcessibilidadeA Tudo é Acessibilidade foi fundada em fevereiro de 2022 com foco exclusivo na capacitação de equipes em diferentes empresas. De lá pra cá, acrescentamos algumas atividades em nosso dia a dia. Entre essas atividades efetuamos a análise de jornadas para diferentes produtos ou serviços e a análise heurística faz parte de qualquer atividade nesse cenário além dos treinamentos que aplicamos em empresas. No decorrer de quase 3 anos, foram mais de 70 aplicações para diferentes clientes em diferentes momentos e com isso, também evoluímos esse material chegando nas versões 10, 11 e 12 da planilha.
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01/2025
Distribuição públicaEm dezembro de 2024 fizemos a última atualização da planilha, chegando na versão 13 que é a que estamos distribuindo publicamente em 2025. Acrescentamos, entre outros ajustes, uma coluna indicando o método de avaliação ideal para cada pergunta existente na planilha. A maioria absoluta das avaliações devem ser feitas de forma manual em um processo praticamente artesanal. Não existem tecnologias ou automatizações disponíveis (ainda) que podem trazer resultados minuciosos com base na intenção de uso e experiência adequada em produtos ou serviços quando se trata de acessibilidade do ponto de vista do design de interação.
Aproveite ao máximo este material e tudo o que ele pode oferecer como apoio em suas avaliações.
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A coluna de avaliação é a única que precisa ser preenchida diretamente com uma das notas possíveis (0, 1, 2, "N/A" para "não se aplica" ou "N/S" para "não sei avaliar").
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Na planilha há instruções mais detalhadas para cada coluna, mas de alguma forma as colunas são autoexplicativas. As 3 primeiras colunas indicam a ordem, título e descrição de cada heurística exatamente como está explicado na seção "heurísticas de acessibilidade" atalho para essa mesma página neste site. A quarta coluna são as perguntas para cada heurística totalizando 64 perguntas. A quinta coluna é a de preenchimento das avaliações, conforme mencionado no item anterior dessas instruções. A sexta coluna relaciona cada pergunta da planilha com seus respectivos critérios da WCAG pra facilitar sua compreensão. A sétima coluna mostra o principal método a ser utilizado na avaliação da pergunta. E a última coluna (e a mais importante) da planilha é para observações relacionadas ao motivo da nota aplicada.
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Durante o preenchimento da planilha, haverá um campo totalizando a nota de cada heurística e também um campo com a nota geral da análise. Essa nota deve ser utilizada apenas como uma métrica de apoio. Mais importante que a nota final são os comentários e observações mencionados para cada pergunta, pois essas serão utilizadas em futuras avaliações.
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Após finalizar o preenchimento da planilha, será possível exibir gráficos indicativos indicando quais heurísticas estão mais adequadas ou não no cumprimento da acessibilidade em diferentes projetos. Importante: Como qualquer tipo de gráfico, sua análise e apresentação precisa ser contextualizada de forma adequada para que não ocorram má interpretações.
- É ideal que 3 ou mais pessoas executem análises de forma individual de uma mesma tela ou funcionalidade. Após as análises serem executadas, uma reunião deve ser efetuada para discussão dos resultados. É a partir deste momento que a organização de informações e dados gerados passam a fazer sentido e a tomada de decisão se torna mais rica e produtiva. Eliminar etapas em prol da agilidade, fatalmente fará com que os resultados finais não sejam adequados a tomadas de decisões. Definitivamente essa não é uma ferramenta para ser utilizada com pressa! Tenha calma e paciência.
- Os melhores resultados em projetos envolvem planejamento e dedicação. A recomendação é que se repita a análise de projetos a cada 6 meses para que ocorra uma comparação de resultados após refatoração de funcionalidades, daí a importância do preenchimento das observações em cada uma das perguntas para que se facilite a identificação da motivação da nota dada anteriormente. É dessa forma que será possível acompanhar a evolução de cada projeto, associando-se com diferentes métricas, metas e objetivos.
- Lembre-se: A análise deve ser efetuada por tela ou por funcionalidade. Sim, dependendo da complexidade, levará tempo para uma análise completa, mas se for feita com dedicação, os resultados finais serão extremamente úteis para o desenvolvimento dos projetos.
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Não. A planilha publicada aqui sim, é um trabalho exclusivo e desenvolvido por Marcelo Sales no decorrer dos anos conforme mencionado na seção "como esse material foi desenvolvido" atalho para essa mesma página, mas o trabalho com heurísticas de acessibilidade vem sendo desenvolvido há muito tempo por diferentes pessoas e processos.
Um dos primeiros documentos que citam diretamente as heurísticas no W3C com foco exclusivo para a acessibilidade é o material produzido por Marja-Riita Koivunem e Charles McCathie Nevile em 2001 open_in_newlink externo - abre em uma nova janela, neste material são citadas heurísticas fundamentais para gráficos e multimídia, mas que podem ser facilmente classificadas como atemporais e que podem servir de base para diferentes outros materiais a qualquer momento sempre com foco no design de produtos e serviços digitais.
Outro material interessante é o que foi desenvolvido por Denis Boudreau e Caitlin Geier pela Deque em 2019 open_in_newlink externo - abre em uma nova janela e atualizados mais recentemente em conjunto com Aparna Pasi (também da Deque). As heurísticas utilizadas em nossa planilha utilizam como base este material.
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Depende do que você considera "o que é acessibilidade". Aqui na Tudo é Acessibilidade compreendemos que acessibilidade é uma parte fundamental da experiência e o nosso foco não está relacionado apenas com pessoas com deficiências. Todas as pessoas são beneficiadas com uma melhor experiência e isso inclui qualquer método ou forma de acesso a um determinado conteúdo, incluindo o uso de tecnologias assistivas.
A planilha de análise heurística aborda a acessibilidade do ponto de vista do design em sua mais pura essência. Exatamente como a acessibilidade deve (ou deveria) ser abordada sempre.
Ou seja, ela está relacionada com design! E a acessibilidade faz parte deste processo, neste caso.
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Não. Essa pergunta é similar a dúvida se essa planilha substitui testes de acessibilidade ou se ela é um checklist e a resposta é não para os dois casos.
Há similaridade entre os questionamentos efetuados e a associação com a WCAG, pois estamos tratando do mesmo tema. No entanto, são documentos que se complementam e são utilizados em diferentes etapas do processo.
A norma ABNT NBR 17225 foi publicada em 2025 e atende aos requisitos mínimos para sites e conteúdos acessíveis. A norma ABNT NBR 17060 foi publicada em 2022 e atende aos requisitos mínimos para aplicativos em dispositivos móveis. Ambas são diretamente relacionadas a WCAG e também não substituem seus critérios, mas auxiliam na compreensão de como atendê-los. Ambas as normas podem ser encontradas no site da ABNT link externo - abre em uma nova janela e elas são gratuitas para download.
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Depende. Os resultados se baseiam em uma análise pessoal e quanto maior for o nível de proficiência técnica da pessoa que analisou, mais confiável serão os resultados.
Note que nem sempre uma mesma pessoa será capaz de analisar de forma profunda todas as questões da planilha. Os conhecimentos podem ser distintos entre pessoas de áreas diferentes e daí a importância de levar em conta o nível de conhecimento das pessoas envolvidas na análise.
Sem dúvida alguma a planilha pode e deve ser utilizada para a tomada de decisões, mas faça isso quando tiver certeza da qualificação de sua equipe.
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Definitivamente não! Não existe acessibilidade 100% e nenhuma ferramenta irá garantir que isso ocorra.
A planilha é apenas uma ferramenta que pode auxiliar no processo de aplicação da acessibilidade de uma forma efetiva, bem como uma forma de pontuar uma melhoria de experiência, mas sua correta aplicação dependerá sempre da capacitação da equipe envolvida no projeto.
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Não. As perguntas existentes na planilha estão relacionadas aos problemas mais comuns existentes em projetos digitais, mas cada projeto possui particularidades que as perguntas da planilha poderão não atender.
Cada uma das perguntas estão associadas a um ou mais critérios da WCAG e cada um deles estão indicados na planilha. No entanto, é importante saber discernir quais problemas estão diretamente relacionados com o projeto a ser avaliado.
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Não! Apesar de metodologicamente se assemelhar a um checklist, as propostas são diferentes.
O uso de checklists são contextuais a uma etapa do processo e podem transmitir uma falsa sensação de fim. A proposta da análise heurística é justamente iterar a ponto de minimizar problemas em projetos para que em uma etapa futura, se possa aplicar um determinado checklist.
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Absolutamente não! São coisas distintas e complementares. A análise heurística é uma ferramenta que auxilia no processo da melhor adequação da acessibilidade do ponto de vista do design e para quem quer VERDADEIRAMENTE evoluir seus produtos ou serviços digitais.
Testes de acessibilidade envolvem rotinas automatizadas (que cobrem um pequena parte do processo) e manuais. Os testes manuais são similares em alguns momentos com a análise heurística, mas o propósito de cada etapa é distinto, apesar de complementar.
Atender todos os pontos da análise heurística, sem dúvida alguma, fará com que seu projeto esteja alinhado com as diretrizes da WCAG, mas isso não significa que contemple todos os aspectos.
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A automatização é possível para validação de algumas funcionalidades em testes de acessibilidade. A proposta da análise heurística é validar a qualidade da aplicação. Absolutamente nenhuma ferramenta (inclusive envolvendo inteligência artificial) é capaz de verificar a intenção da aplicação (o que é diferente de validar tecnicamente algo).
Algumas perguntas exigem um nível profundo de conhecimento técnico para serem analisadas e é possível que avaliadores ainda não tenham passado pela experiência proposta por algumas perguntas. Então o processo é manual e especializado.
Importante: Isso não impede que a planilha seja utilizada por quem ainda não tem uma grande proficiência técnica. A proposta da existência da planilha também tem como intenção a evolução pessoal.
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Sim! Note no entanto que algumas perguntas serão desconsideradas, pois dependem de construção para sua validação. Neste cenário basta responder "N/A" (não se aplica) para as respectivas perguntas.
MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Mínimo Viável também podem (e devem) ser avaliados. Pode ser que algumas perguntas também não se apliquem neste cenário e isso precisa ser avaliado caso a caso.
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DEVE! Se tem algo que falta para fomentar a acessibilidade na indústria, esse algo está relacionado com o acesso a educação sobre acessibilidade na grade curricular de qualquer graduação ou escola de diferentes níveis educacionais.
Qualquer atividade educacional sempre terá livre acesso a qualquer ferramenta que a Tudo desenvolver e seu uso sempre será incentivado.
Lembre-se que estudantes precisarão de orientação adequada. Tenha certeza de que conseguirá dar o suporte necessário em caso de dúvidas na execução das atividades.
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Pode e deve. Note no entanto que seu uso de forma plena, exige qualificação profissional na execução. Uma boa forma de avaliar tecnicamente o conhecimento de sua equipe é conferir o nível de proficiência técnica para cada área presente no site Carreiras em Acessibilidade open_in_newlink externo - abre em uma nova janela.
Informação para a gestão: Além de repassar essa ferramenta para a sua equipe, promova a qualificação dela para maior assertividade dos resultados.
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DEVE! A planilha é uma ferramenta complexa e que gera resultados satisfatórios para qualquer pessoa que a leve a sério. Mas além disso, um dos resultados que incluímos na análise é o (N/S), ou melhor, "não sei", cujo único objetivo é permitir que se faça uma autoavaliação do seu conhecimento.
Neste cenário, você poderá utilizar a planilha pra identificar o que você ainda não sabe avaliar de forma consistente e com isso poderá intensivar seus estudos justamente pelos pontos que ainda precisa ampliar conhecimentos.
Recomendamos unificar seus estudos com a identificação das habilidades necessárias e também com os requisitos para diferentes cargos e funções presentes no site Carreiras em Acessibilidade open_in_newlink externo - abre em uma nova janela.
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Na seção "treinamentos oficiais" atalho para essa mesma página são apresentadas algumas datas e possibilidades de treinamentos abertos (online) e imersões (presencial e online) com treinamento de uso da planilha de análise heurística e que são ministradas pelo Marcelo Sales com direito a certificado fornecido pela Tudo é Acessibilidade.

Marcelo Sales
Sócio-fundador e CEO na
Tudo é Acessibilidade.
Nossa ideia é democratizar o uso de ferramentas que normalmente são exclusivas para empresas especializadas que as desenvolvem, mas justamente por compreender a complexidade de uso em alguns casos, também disponibilizamos consultoria especializada e a Tudo é Acessibilidade pode acelerar sua jornada.
Precisa de consultoria para utilizar de forma consistente essa ferramenta ou capacitar a sua equipe?
Acesse o site da Tudo é Acessibilidade open_in_newlink externo - abre em uma nova janela, veja quem são nossos clientes e nos chame pra um café.