Análise Heurística
de Acessibilidade

Uma ferramenta complexa para analisar de forma simples a aplicação adequada de acessibilidade em interfaces digitais. Desenvolvida, aprimorada e utilizada na avaliação de clientes da Tudo é Acessibilidade e disponibilizada para qualquer pessoa ou empresa utilizar.

Captura de tela da planilha no Excel apresentando as heurísticas separadas em linhas e colunas.

O que é uma
análise heurística?

A definição técnica de heurística é um procedimento simples que ajuda a encontrar respostas adequadas, ainda que geralmente imperfeitas, para perguntas difíceis.

Daniel Kahneman, psicólogo especializado em economia comportamental, em seu livro “Rápido e Devagar”.

Historicamente, heurísticas link externo - abre em uma nova janela são utilizadas há muito tempo em diferentes campos de atuação. No design de interfaces, elas se tornaram populares a partir do trabalho apresentado por Jakob Nielsen e Rolf Molich nos anos 90 com o desenvolvimento das 10 heurísticas de usabilidade link externo - abre em uma nova janela.

Uma análise heurística nada mais é do que um método de avaliação e levantamento de problemas que nos ajudam a tomar decisões.

Importante: As decisões tomadas a partir dos resultados de uma avaliação nem sempre serão as melhores. Isso vai depender do nível de proficiência técnica da equipe envolvida na avaliação.

Quais os benefícios
ao se utilizar uma
análise heurística?

Em um primeiro momento pode parecer complicado "perder tempo" para se preencher uma nova planilha para seu projeto, mas os resultados de médio e longo prazo justificam qualquer investimento de tempo.

Os principais benefícios são:

  • Identificação consistente de problemas de acessibilidade em uma interface;
  • Método simples de se avaliar (e metrificar) o nível da aplicação de acessibilidade nos projetos;
  • Menor número de refatorações baseadas em problemas comuns;
  • Ampliação no nível de conhecimento de acessibilidade entre pessoas envolvidas no projeto;
  • Fonte de referência para projetos futuros;
  • Fonte de comparação de resultados entre projetos próprios e da concorrência;
  • Maior segurança nas decisões de negócios.

10 heurísticas de acessibilidade

  • Métodos de Interação

    É possível interagir com o sistema usando qualquer tipo de método de entrada, principalmente mouse, teclado, toque ou voz.

    Descrição e Perguntas sobre Métodos de Interação - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Métodos de interação

    É possível interagir com o sistema usando qualquer tipo de método de entrada, principalmente mouse, teclado, toque ou voz.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. É possível navegar pelos componentes interativos da interface utilizando apenas teclado?
    2. Não há nenhum tipo de bloqueio de navegação enquanto se usa um teclado para interagir?
    3. Caso seja utilizada uma tela que possibilite toque (touch screen), todas as interações ocorrem de forma adequada com toque?
    4. Em interfaces de toque, caso haja funcionalidades que dependam de gestos complexos (swipe ou pinça, por exemplo) uma alternativa simplificada também está disponível para interagir?
    5. Caso exista funcionalidade que dependa de movimento de arrastar (drag'n'drop), uma alternativa simplificada também está disponível para interagir?
    6. Nenhuma funcionalidade existente exige uma movimentação específica do aparelho (exemplo: "agitar para desfazer")?
    7. Os alvos de toque nos elementos interativos foram projetados para que tenham um tamanho mínimo adequado (de acordo com aparelhos para o qual estão sendo projetados)?
    8. Nenhum tipo de conteúdo oculto (exemplo: submenu ou tooltip) é exibido apenas com o passar do mouse (mouse over) ou apenas com o foco do teclado?
    9. Caso haja funcionalidades específicas para comandos de voz, elas funcionam adequadamente?
  • Formas de navegação

    É possível se localizar facilmente em qualquer conteúdo e encontrar qualquer tipo de informação a partir de diferentes métodos de navegação.

    Descrição e Perguntas sobre Formas de navegação - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Formas de navegação

    É possível se localizar facilmente em qualquer conteúdo e encontrar qualquer tipo de informação a partir de diferentes métodos de navegação.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Elementos interativos (botões, links, menus, etc.) devem ter um foco visível claramente definido quando se faz uso de teclado para navegar. Isso foi projetado?
    2. O título da página pode ser claramente identificado na aba do navegador?
    3. Há um título principal (nível 1) visível na tela?
    4. Há títulos claros e compreensíveis (níveis diversos) para cada seção do conteúdo na tela?
    5. A finalidade de cada link pode ser definida através do próprio link (ou há algum conteúdo no entorno do link que contextualiza o entendimento do mesmo)?
    6. Há a definição de atalhos para se pular diretamente para algum conteúdo quando se navega por teclado?
    7. Caso haja atalhos de acionamento por teclado, estes não ocorrem apenas com o uso de um único caractere?
    8. Quando a navegação ocorre em conteúdos profundos a interface exibe um elemento do tipo "breadcrumb" corretamente construído? (visando melhor orientação)
    9. Há diferentes formas de localizar um mesmo conteúdo (exemplo: menu e/ou campo de busca)?
  • Estrutura semântica

    É possível identificar facilmente a organização estrutural e os tipos de componentes existentes em uma interface.

    Descrição e Perguntas sobre Estrutura semântica - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Estrutura semântica

    É possível identificar facilmente a organização estrutural e os tipos de componentes existentes em uma interface.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Os títulos e subtítulos existentes possuem uma hierarquia sequencial, sem pular nenhum nível?
    2. Não há nenhum tipo de conteúdo que dependa de uma orientação espacial ou localização específica na interface (exemplo: "clique no botão abaixo")?
    3. Os componentes na tela são corretamente identificados conforme suas funções? (exemplo: botões possuem funções de botões e não de links; campos obrigatórios em formulários são devidamente identificados; etc.)
    4. Rótulos (labels) estão associados aos seus respectivos campos em formulários e há instruções claras e sem ambiguidades para seu correto preenchimento?
    5. Informações do tipo "placeholder" estão sendo utilizadas em campos de formulários apenas como complementos da informação e não como substitutos de rótulos (labels)?
  • Prevenção de Erros

    São fornecidas instruções claras que orientam ações preventivas e corretivas de problemas.

    Descrição e Perguntas sobre Prevenção de Erros - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Prevenção de Erros

    São fornecidas instruções claras que orientam ações preventivas e corretivas de problemas.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Todos os campos de formulários possuem um rótulo (label) claramente definido? (independentemente de existir rótulos visíveis ou não, eles precisam estar associados aos respectivos campos via código)
    2. Quando visíveis, todos os rótulos (labels) são exibidos próximos o suficiente de seus respectivos campos para que sejam relacionados aos mesmos?
    3. Todos os rótulos (labels) em formulários possuem consistência visual dentro de um mesmo fluxo?
    4. As indicações de erros em formulários são claras o suficiente para permitir a correção dos respectivos campos e não dependem de orientação espacial (do tipo: corrija o campo acima)?
    5. As mensagens de erro são específicas para cada campo e são fornecidas sugestões de como corrigí-los?
    6. Os campos obrigatórios são identificados adequadamente em seus respectivos rótulos (labels)?
    7. Ao enviar dados em um formulário, é fornecida uma forma de validar ou cancelar o envio desses dados?
  • Contraste e Legibilidade

    Textos e elementos significativos na interface podem ser facilmente distinguidos, lidos e compreendidos.

    Descrição e Perguntas sobre Contraste e Legibilidade - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Contraste e Legibilidade

    Textos e elementos significativos na interface podem ser facilmente distinguidos, lidos e compreendidos.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Todos os componentes interativos e/ou relevantes para a compreensão da informação, possuem elementos visuais que os diferenciam dos demais, além de apenas uma mudança de cor?
    2. Todos os textos possuem um nível de contraste de no mínimo 4.5:1 (ou 3:1 em textos ampliados) com relação ao seu "background"?
    3. Todos os links possuem um nível de contraste de no mínimo 3:1 com relação aos seus conteúdos adjacentes?
    4. Todos os elemento gráficos e não-textuais possuem um nível de contraste de no mínimo 3:1 com relação ao seu "background" ou elementos adjacentes?
    5. Nenhum tipo de conteúdo apresentado apenas com texto (exemplo: título de seção) foi criado em formato de imagem? (exceção para banners e campanhas de mídia)
    6. O espaçamento entre linhas e parágrafos está adequado e possibilita a leitura sem quebras, mesmo quando se aplica zoom na interface?
  • Idioma e Compreensão

    O conteúdo apresentado na interface pode ser facilmente compreendido e ter sua pronúncia adaptada a diferentes contextos.

    Descrição e Perguntas sobre Idioma e Compreensão - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Idioma e Compreensão

    O conteúdo apresentado na interface pode ser facilmente compreendido e ter sua pronúncia adaptada a diferentes contextos.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. O idioma da interface ou de trechos específicos na interface foi corretamente definido? (permitindo assim que tecnologias assistivas se adaptem ao seu correto padrão de leitura)
    2. Há o correto agrupamento de informações em pequenos blocos de informação, facilitando assim a sua compreensão por quem usa leitores de tela?
    3. Caso haja a utilização de termos técnicos, jargões ou gírias regionais, existe também uma forma de compreender os seus respectivos significados? (exemplo: glossário)
    4. Caso haja campos de formulários, é possível saber corretamente o que preencher em cada campo?
    5. São fornecidas ajudas contextuais facilitando a compreensão do entendimento da interface ou do preenchimento de formulários?
  • Previsibilidade e Clareza

    A função de cada elemento em tela é previsível. A forma como cada componente se relaciona com o sistema é clara, evitando ambiguidades.

    Descrição e Perguntas sobre Previsibilidade e Clareza - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Previsibilidade e Clareza

    A função de cada elemento em tela é previsível. A forma como cada componente se relaciona com o sistema é clara, evitando ambiguidades.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. As pessoas são informadas de alguma forma que conteúdos adicionais irão aparecer na tela automaticamente após ocorrer a seleção por mouse ou foco por teclado em algum componente na interface?
    2. Após uma mudança de contexto (ou informação adicional na tela) mediante uma interação em algum componente da interface, há feedbacks visuais e/ou aurais (auditivos) explicando a mudança de contexto?
    3. Após a realização de uma ação na interface uma mensagem de status pode ser exibida, mas essa mensagem que surge na tela, não deve receber foco visível. Isso é verdadeiro? (a mudança de foco neste cenário causará desorientação)
    4. Todos os componentes possuem o mesmo padrão visual e aural, mantendo-se consistentes em um mesmo fluxo e também em diferentes telas?
    5. Quando se utiliza o teclado pra navegar, a ordem do foco segue uma orientação lógica respeitando o sentido de leitura do idioma? (exemplo: da esquerda para a direita, de cima para baixo)
    6. Não há funcionalidades que obriguem as pessoas a utilizarem uma determinada orientação de tela (retrato ou paisagem)?
    7. Componentes semelhantes (visual ou textual) que podem gerar ambiguidade, possuem complemento de informação (nome acessível) para identificar corretamente os seus objetivos e/ou funções?
  • Tempo suficiente

    Há tempo suficiente para a conclusão de tarefas e nenhuma informação é perdida caso não se possa concluí-las em um determinado período de tempo.

    Descrição e Perguntas sobre Tempo suficiente - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Tempo suficiente

    Há tempo suficiente para a conclusão de tarefas e nenhuma informação é perdida caso não se possa concluí-las em um determinado período de tempo.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Caso haja algum tipo de limite de tempo para executar uma determinada tarefa ou função, é possível que a pessoa saiba facilmente qual é esse tempo disponível?
    2. Caso haja algum tipo de limite de tempo para executar uma determinada tarefa ou função, é possível que a pessoa consiga ampliar este tempo de alguma forma?
    3. Enquanto a pessoa interage com o conteúdo, nenhuma atualização automática (refresh) acontece a ponto de desorientar a pessoa que está interagindo com o conteúdo?
    4. Supondo que a pessoa está preenchendo um determinado formulário em uma área autenticada (login), mas o tempo de autenticação é ultrapassado e a pessoa precisa efetuar uma nova autenticação (novo login). É possível continuar de onde a pessoa parou e os dados preenchidos anteriormente não precisam ser preenchidos novamente?
    5. Caso exista formulários para se preencher, é possível que os dados preenchidos sejam guardados (salvos) de alguma forma para que se possa continuar em algum momento futuro?
  • Movimentos

    Qualquer tipo de componente animado ou que possua algum tipo de movimentação automática ou interativa pode ser desativado de alguma forma.

    Descrição e Perguntas sobre Movimentos - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Movimentos

    Qualquer tipo de componente animado ou que possua algum tipo de movimentação automática ou interativa pode ser desativado de alguma forma.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Caso existam animações na interface é possível pausá-las ou ocultá-las a partir de algum tipo de controle?
    2. Qualquer tipo de animação na interface é exibida de forma estática por padrão, caso as "preferências de movimento reduzido" no sistema operacional estejam habilitadas?
    3. Qualquer tipo de conteúdo em áudio ou vídeo não se inicia de forma automática sem que a pessoa escolha iniciá-lo?
    4. Caso exista qualquer tipo de efeito ou animação na interface, ela não pisca mais do que 3x por segundo na tela?
  • Alternativas visuais e auditivas

    Todo conteúdo significativo visual ou auditivo possui algum método alternativo baseado em texto.

    Descrição e Perguntas sobre Alternativas visuais e auditivas - abre uma janela com conteúdo adicional nesta mesma página

    Heurística: Alternativas visuais e auditivas

    Todo conteúdo significativo visual ou auditivo possui algum método alternativo baseado em texto.

    As perguntas na planilha referentes a essa heurística são:

    1. Qualquer imagem não decorativa e que seja relevante para a compreensão do conteúdo apresentado, possui texto alternativo ou nome acessível que descreva adequadamente seu conteúdo ou sua função?
    2. Qualquer tipo de gráfico possui algum tipo de visualização alternativa como suporte? (exemplo: tabela de dados ou descrições estendidas)
    3. Qualquer tipo de conteúdo em áudio ou vídeo possui um formato alternativo de exibição? (exemplo: audiodescrição ou transcrição textual)
    4. Qualquer tipo de conteúdo que contenha áudio possui tradução para língua de sinais?
    5. Caso haja qualquer conteúdo que possua áudio na interface, é possível que a pessoa controle o seu volume através de um controle variável?
    6. Qualquer tipo de conteúdo em vídeo possui legendas que podem ser habilitadas ou não? (closed caption - legendas ocultas)
    7. Caso existam legendas em vídeos, elas são do tipo "descritivas" (LSE - Legenda para Surdos e Ensurdecidos)?

Download da planilha

Arquivo em formato Microsoft Excel (.xlsx) com 231kb (o download é disponibilizado em uma pasta do Google Drive após o preenchimento de seu e-mail em um formulário do Google Forms).

Importante: O uso da planilha é gratuito, mas tem algumas regrinhas. Consulte a licença de uso da planilha.

versão atual da planilha: 13.1 (acessar registro de alterações)

Registro de alterações (changelog)

Datas e alterações efetuadas na planilha desde a sua distribuição:

13.1 - O que foi atualizado na versão 13.1?

10/02/2025

  • Informações relacionadas aos dados da pessoa avaliadora (incluído campo para nome da pessoa, browser utilizado e sua respectiva versão)
  • Correções de concordância e erros de gramática em diferentes partes da planilha

13.0 - Versão distribuída publicamente.

28/01/2025

  • Distribuição pública da planilha. O histórico de versionamento antes dessa data está na seção "Como esse material foi desenvolvido e evoluído?" do site da planilha.

Instruções rápidas de uso da planilha

Na própria planilha há instruções e orientações mais completas de uso que devem ser lidas com atenção.

  1. A coluna de avaliação é a única que precisa ser preenchida diretamente com uma das notas possíveis (0, 1, 2, "N/A" para "não se aplica" ou "N/S" para "não sei avaliar").
  2. Na planilha há instruções mais detalhadas para cada coluna, mas de alguma forma as colunas são autoexplicativas. As 3 primeiras colunas indicam a ordem, título e descrição de cada heurística exatamente como está explicado na seção "heurísticas de acessibilidade" atalho para essa mesma página neste site. A quarta coluna são as perguntas para cada heurística totalizando 64 perguntas. A quinta coluna é a de preenchimento das avaliações, conforme mencionado no item anterior dessas instruções. A sexta coluna relaciona cada pergunta da planilha com seus respectivos critérios da WCAG pra facilitar sua compreensão. A sétima coluna mostra o principal método a ser utilizado na avaliação da pergunta. E a última coluna (e a mais importante) da planilha é para observações relacionadas ao motivo da nota aplicada.
  3. Durante o preenchimento da planilha, haverá um campo totalizando a nota de cada heurística e também um campo com a nota geral da análise. Essa nota deve ser utilizada apenas como uma métrica de apoio. Mais importante que a nota final são os comentários e observações mencionados para cada pergunta, pois essas serão utilizadas em futuras avaliações.
  4. Após finalizar o preenchimento da planilha, será possível exibir gráficos indicativos indicando quais heurísticas estão mais adequadas ou não no cumprimento da acessibilidade em diferentes projetos. Importante: Como qualquer tipo de gráfico, sua análise e apresentação precisa ser contextualizada de forma adequada para que não ocorram má interpretações.
  5. É ideal que 3 ou mais pessoas executem análises de forma individual de uma mesma tela ou funcionalidade. Após as análises serem executadas, uma reunião deve ser efetuada para discussão dos resultados. É a partir deste momento que a organização de informações e dados gerados passam a fazer sentido e a tomada de decisão se torna mais rica e produtiva. Eliminar etapas em prol da agilidade, fatalmente fará com que os resultados finais não sejam adequados a tomadas de decisões. Definitivamente essa não é uma ferramenta para ser utilizada com pressa! Tenha calma e paciência.
  6. Os melhores resultados em projetos envolvem planejamento e dedicação. A recomendação é que se repita a análise de projetos a cada 6 meses para que ocorra uma comparação de resultados após refatoração de funcionalidades, daí a importância do preenchimento das observações em cada uma das perguntas para que se facilite a identificação da motivação da nota dada anteriormente. É dessa forma que será possível acompanhar a evolução de cada projeto, associando-se com diferentes métricas, metas e objetivos.
  7. Lembre-se: A análise deve ser efetuada por tela ou por funcionalidade. Sim, dependendo da complexidade, levará tempo para uma análise completa, mas se for feita com dedicação, os resultados finais serão extremamente úteis para o desenvolvimento dos projetos.

Perguntas e Respostas

É possível que você tenha outras perguntas além das que estão listadas aqui. Se isso for uma verdade, não hesite em entrar em contato pelo e-mail "oi@tudoeacessibilidade.com.br" enviando a sua dúvida.

Últimos treinamentos realizados