Desafio
Papo de UX

Ilustração de um ninja com roupa preta e faixas amarelas nas extremidades da roupa. Apenas seus olhos à mostra. Ele está de pé, de frente para quem o vê e está com um dos joelhos dobrados escorando o pé na outra perna como se estivesse fazendo um número quatro. Uma das mãos está em suas costas e a outra está levantada com dois dedos apontados para cima e encostados na boca. Ele está de olhos fechados como se estivesse meditando.
RESULTADO do desafio (consulte apenas se quiser verificar o resultado)

Contexto: Este desafio ofereceu uma premiação para quem participou enviando respostas até 16/02/2025.

Vencedora do desafio: Camila Kawamura link externo - abre em uma nova janela

Ouça o episódio especial do Papo de UX com a Camila Kawamura link externo - abre em uma nova janela explicando como foi participar do desafio e quais foram suas referências para concluir as atividades.

O que você pode ver neste vídeo, além dos resultados?

  • Compreender o funcionamento de diferentes métodos de interação, além do mouse;
  • Compreender claramente o principal problema envolvendo a busca interna do Spotify e o uso (ou não) do teclado como único método de entrada para interagir com o conteúdo;
  • Compreender o racional das pessoas que participaram dos desafios;
  • Entender com meus comentários por que algumas escolhas das pessoas que participaram não estavam adequadas ao desafio e por que outras estavam;
  • Compreender a lógica por trás de algumas perguntas existentes na planilha de análise heurística de acessibilidade.

Descrição do desafio Papo de UX

Escopo de realização deste desafio:

O ambiente para realização do desafio é o site em produção do Spotify, versão desktop, neste link: https://open.spotify.com link externo - abre em uma nova janela.

Importante: Você não precisa ter uma conta no Spotify para realizar este desafio. Há diferenças na interface quando você está logado, portanto este desafio deve ser realizado SEM QUE VOCÊ ESTEJA LOGADO no spotify para que todas as pessoas partam de um mesmo padrão inicial.

Situação (hipotética) do desafio:

  1. Em um determinado dia você se lembrou que uma amiga havia te falado sobre um episódio muito legal que rolou no podcast Papo de UX com a Camila Borja e que você deveria escutar. Já tinha se passado mais de uma semana, mas só agora você lembrou de procurar pelo episódio. Sua amiga está "sumida" e você não consegue falar com ela pra pedir o link, mas você lembra que o título do episódio que ela falou tinha alguma coisa a ver com "influência e credibilidade em design". Então, você resolve procurar pelo episódio.
  2. Importante: Você está no hospital, pois passou por uma microcirurgia ocular. Provisoriamente não está enxergando adequadamente e essa situação deve permanecer assim pelos próximos dias.
  3. Ouvir podcasts é algo que você sempre fez e pensou que essa seria uma forma ótima de passar o seu tempo. Seu irmão trouxe seu computador, mas esqueceu seu celular em cima da mesa de sua casa. Então, você decide usar o computador mesmo.

Etapas (objetivo) do desafio:

  1. A situação acima é hipotética e você pode ou não usá-la (de forma completa) como motivação na realização deste desafio.
  2. Seu objetivo principal é avaliar a jornada de busca, localização e execução de um episódio específico em um podcast específico.
  3. Para realizar essa atividade, você DEVE utilizar a planilha de Análise Heurística de Acessibilidade presente na área de Ferramentas da Academia de Acessibilidade, cujas instruções de uso estão na respectiva página da ferramenta.
  4. Você pode utilizar qualquer meio que desejar para efetuar as validações necessárias requisitadas na análise heurística. A ferramenta que vai utilizar não é um critério de avaliação, use a que preferir ou conhecer.